segunda-feira, 1 de maio de 2017

Dica de Anime: Kaze no Tani no Nausicaã

 
Gênero: Fantasia, Drama, Filme

Estará a humanidade fadada a extinção por seus próprios atos? Essa obra-prima de Hayao Miyazaki, mais uma vez, objetiva abrir nossas mentes e repensar nossas atitudes.

Esse filme foi produzido anterior à criação do Estúdio Ghibli. Com certeza, fez com que os holofotes se direcionassem a Miyazaki, que a partir da fundação do Estúdio, encantou japoneses e pessoas do mundo todo com suas animações maravilhosas.

O filme conta a história de um mundo pós apocalíptico, que ficou na atual situação devido à um catastrófico evento conhecido como Os 7 Dias de Fogo. Esse evento desencadeou a destruição de quase todos os seres vivos e o ecossistema da terra.


O mundo está totalmente diferente. A humanidade regrediu e agora existem pequenos povoados que lutam para sobreviver em um planeta, aonde grande parte da atmosfera é prejudicial a vida humana. Várias florestas com fungos venenosos e mares de águas ácidas estão se espalhando e trazendo a provável erradicação dos humanos.



 
O centro da história, fica sob o ponto de vista da princesa Nausicaã do pequeno reino do Vale do Vento. Ela é uma jovem extremamente corajosa, decidida e com certeza é a melhor coisa do filme.

 
Enquanto a humanidade quer distância das florestas e das criaturas que lá vivem, Nausicaã tenta entender a razão de todo o ecossistema estar se voltando contra os humanos, que veremos que são os principais responsáveis por toda essa situação (como sempre!). Além dos perigos presentes no meio ambiente, A princesa ainda se preocupa com reinos vizinhos, que podem usar seu poderio militar para subjugar os mais fracos.
 


A história de Kaze no Tani no Nausicaã é uma grande e poderosa mensagem de preservação ambiental e coexistência humana. Dá para ver que Miyazaki representou muito bem o sentimento humano, nas mais variadas situações em meio ao provável fim do mundo. Temos pessoas desesperadas por suas vidas, temos aqueles que querem se aproveitar da situação para dominar tudo e outros que com suas ações movidas a ganância e ódio, apenas pioram a situação e trazem o caos para ambos os lados.

 
É como um apelo clamando por pelo menos uma alma sensata, que possa apaziguar toda a situação caótica. Nausicaã é assim. Ela é a luz no fim do túnel. É aquela que entende todos os lados e procura fazer todos compreenderem, que o único jeito de sobreviver é através da união e do respeito com a natureza. Quando que iremos parar e refletir que estamos acabando com nosso próprio habitat? Será que essa hora só chegará, quando tudo estiver quase sendo destruído?


Voltando na jovem princesa. Ela é simplesmente fantástica. Além de super carismática, sua personalidade forte e destemida destaca ela como um poderoso símbolo feminista. Sem dúvida uma das melhores personagens femininas que já vi.


Os filmes do Estúdio Ghibli, são tesouros com mensagens mundiais. Gostaria que as escolas mostrassem filmes assim para os alunos, para desenvolver pelo menos um pouco, essa consciência de cuidado com nosso planeta. Lembre-se! Comece a mudar suas atitudes hoje e não deixe para quando for tarde demais.



PARA AJUDAR O BLOG:

- APERTE NO BOTÃO "RECOMENDE ISTO NO GOOGLE" ABAIXO DA POSTAGEM, ISSO AJUDA MUITO NA DIVULGAÇÃO;

- SIGA O BLOG NO TWITTER E CURTA NO FACEBOOK, LEVA SÓ UM SEGUNDO E O ASSISTIDOR AGRADECE!

0 comentários:

Postar um comentário

COMPARTILHE