segunda-feira, 6 de março de 2017

Dica de Anime: Hibike! Euphonium



 
Gênero: Drama, Música, Slice of Life

Um anime sobre musica, amizade e perseverança.
O tema música quando explorado, seja em filmes ou animes nem sempre é apreciado por todos, mas no caso de Hibike! Euphonium, eu costumo dizer que todos deveriam assistir a esse anime e com isso repensar algumas de nossas opiniões e valores sobre a vida.

O gênero Slice of Life muita das vezes também é tratado com certa aversão. Muitos dizem que é chato ficar vendo o cotidiano de personagens de anime, porém nessa obra temos algo muito mais rico e bonito do que um simples Slice of Life.



Na história inicialmente, somos apresentados através do ponto de vista da estudante Oumae Kumiko, que acaba de se transferir para o Colégio Kitauji. No primeiro dia de aula, ela acaba se deparando com uma apresentação do Clube de Orquestra, que objetiva chamar novos alunos para participarem do clube.



Como já participou de um clube parecido em sua escola anterior e já possuía experiência tocando o instrumento de sopro Eufônio, Kumiko percebe que os membros do clube estão longe de serem bons.


Após alguns eventos, Kumiko acaba entrando para o clube junto de algumas novas estudantes que viram suas novas amigas. Mas a situação do Clube de Orquestra tem uma grande virada com a entrada do professor de música, Noboru Taki.



Logo em sua apresentação aos alunos do clube, o novo professor deseja deixar bem claro para os estudantes o que eles realmente querem, se desejam apenas se apresentar normalmente sem ambição nas competições, ou se desejam participar do Campeonato Nacional de Clubes de Orquestra do Japão.

Assim a maioria resolve que quer dar o melhor de si e se destacar nas competições futuras, com foco no Nacional, após isso o professor Taki começa um rígido processo de ensaios e audições, afim de definir as melhores formas de fazer com que o Clube de Orquestra da Kitauji, mude sua reputação de clube mediano e supere os melhores Clubes de Orquestra do Japão no Nacional.

 

Nesse drama temos vários personagens, portanto o anime acaba tendo pequenos mini arcos que abordam as situações de personagens mais relevantes na trama. Dentro desses mini arcos, o autor trabalha temas como o ciúme, o amor, a amizade, a falta de confiança em si mesmo, problemas familiares e vários outros assuntos que são representados como barreiras que impedem os estudantes de chegarem ao seu objetivo.





Quando você acompanha os protagonistas vencendo esses problemas para focarem na competição, você realmente se importa com eles e torce para que consigam vencer, uma forma muito boa que o autor criou para criar empatia por esses personagens, assim vibramos com suas conquistas e nos deprimimos com as derrotas, muito difícil encontrarmos animes que nos passam esses sentimentos.



Uma das coisas mais fantásticas do anime é o visual. Os cenários são lindos, cheios de cores vivas e detalhes que embelezam as paisagens. O design dos personagens é um dos mais bonitos que já vi, em especial das personagens femininas, todas muito bem desenhadas e com uma beleza sem nenhum exagero nas suas silhuetas que distinguem com a idade de estudante apresentada, ou seja, não é igual em animes aonde a menina tem 15 anos, mas tem um corpo de 25 se é que me entendem.




Não podendo deixar de falar também da trilha sonora aliada a animação muito acima da média nas apresentações da banda. São sequências de minutos mostrando todos os estudante tocando juntos, um trabalho de direção realmente primoroso.



Num todo o anime é excelente, um dos melhores que conferi nesses últimos meses. Se você quer um drama para te passar uma sensação de perseverança e motive a você correr atrás dos seus objetivos com mais garra, Hibike! Euphonium é para você!!


Obs: Caso tenha gostado se possível aperte o botão "Recomende isto no Google" abaixo da postagem, isso ajuda muito na divulgação do blog. Você pode também curtir a página no Face e seguir o blog no Twitter caso desejar. Obrigado pela preferência!

0 comentários:

Postar um comentário