sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Japonês, um povo muito educado!



A educação japonesa é uma coisa que nunca deixo de admirar. As saudações, os sorrisos e as reverências fazem parecer que são um povo de outro mundo, no bom sentido. Pessoas extraordinárias!

Acho incrível a diferença absurda entre a educação brasileira e a japonesa. Me diga quantas vezes você já entrou em um lugar, deu bom dia para uma pessoal próxima e ela nem se dá ao trabalho de responder? Atitudes simples como pedir licença para passar ou entrar em uma conversa, cumprimentar as pessoas respeitosamente e trata-las com cordialidade. São hábitos que muitos no nosso país não tem e no Japão é algo muito comum.

Lógico que isso é influência de várias coisas. Afinal o povo japonês é e sempre foi rígido com educação, é um fator tradicional para o país. No Brasil, infelizmente, a educação não é levada tão a sério, o que acredito que impacta e muito no jeito da pessoa se portar diante dos outros. Educação não é só em casa, a escola é também uma grande ferramenta para influência de boas condutas, afinal de contas nenhum pai ou mãe é perfeito.

Acredito que se tivéssemos alguns hábitos bem simples como os japoneses, a coisa seria bem diferente. Hábitos como:

Limpeza:


A limpeza já é algo ensinado com muita frequência nas escolas japonesas, faz parte da grade curricular. Tudo que você suja deve ser limpo por você mesmo. E isso impacta tanto na vida do Japonês que ele acaba crescendo com esse senso de limpeza. Como vocês podem ver abaixo, essa é Tokyo, uma das cidades mais limpas do mundo!


  
Tirar os sapatos antes de entrar em casa




Lógico que é uma questão de higiene, mas acho que o peso do respeito é maior. Se alguém tira o calçado antes de entrar na minha casa, por mais que eu mande calçá-lo sinto que estou lidando com uma pessoa educada e que me respeita. É um hábito que agente até vê por aqui, mas não é qualquer um que pratica.

Saudações


As saudações são uma das coisas que mais me fascinam. Os japoneses definitivamente abaixam a cabeça em sinal de respeito ao próximo e isso é mútuo! Uma coisa muito bonita de se ver. Não estou dizendo que temos que fazer o mesmo, mas acho que tratarmos o próximo com educação adequada já é um passo enorme para nos tornarmos cidadãos melhores.

Concluindo, não estou afirmando que nossa educação é a pior do mundo, só acho que comportamentos simples, como os dos japoneses, poderiam nos tornar um povo mais carinhoso e amigável com o próximo.



Obs: Caso tenha gostado se possível aperte o botão "Recomende isto no Google" abaixo da postagem, isso ajuda muito na divulgação do blog. Você pode também curtir a página no face e seguir o blog caso desejar. Obrigado pela preferência!


0 comentários:

Postar um comentário